Milhões de casos de cancro por ano poderiam ter sido evitados se as pessoas fizessem mudanças no estilo de vida tão simples como fazer mais exercício ou consumir menos álcool, avisam os especialistas que preveem que só no Reino Unido poderiam ser evitados 84 mil casos de cancro por ano.
Como reporta o Daily Mail, os especialistas estimam que quase um terço dos tipos comuns de cancro poderia ser evitado se as pessoas adotassem um estilo de vida mais saudável. Eis sete mudanças simples que pode começar já a fazer para tentar evitar o aparecimento de um cancro.
1. Manter um peso saudável. Ter excesso de peso aumenta o risco de desenvolver dez tumores incluindo cancro de intestino, mama, fígado e tumores avançados da próstata.
2. Manter-se ativo. Manter-se fisicamente ativo, a praticar exercício ou a fazer caminhadas ajuda a manter o coração e os pulmões saudáveis mas também pode reduzir o risco de cancro. Estudos sugerem uma relação direta entre o exercício e a prevenção de cancros como os do intestino, mama e útero.
3. Comer saudável. Seguir uma dieta rica em vegetais, legumes, frutas e grãos pode ajudar a manter o cancro ‘longe’. Os vegetais e as frutas diminuem o risco de desenvolver cancros da boca e garganta, estômago e pulmões.
4. Beber menos álcool. O consumo de álcool está relacionado com os cancros de boca, garganta, esófago, fígado, intestino e mama.
5. Evitar os refrigerantes e cortar na ‘comida de plástico’. Comer com frequência comidas de alto valor calórico aumenta o risco de desenvolver cancro uma vez que também é mais provável que a pessoa fique com excesso de peso ou obesa. Também os refrigerantes têm muitas calorias e açúcar em excesso, que não contribui nada para a saúde. Evite também as comidas processadas como as salsichas ou o bacon.
6. Cortar no sal. O sal pode até dar mais sabor à comida mas aumento o risco de sofrer de tensão arterial alta e de cancro de estômago.
0 Comentários